Suco de tiririca (Cyperus) pra enraizar

Tubérculo de Cyperus rotundus

Tubérculo de Cyperus rotundus

Creio que todos já ouviram falar da tiririca (Cyperus rotundus L.), ela é considerada como a mais importante planta infestante do mundo, devido aos seguintes fatores:
• Sua ampla distribuição;
• Capacidade de competição e agressividade;
• Dificuldade de controle e erradicação.

A tiririca se reproduz a partir de seus tubérculos, eles podem permanecer dormentes no solo por longos períodos e podem apresentar diferentes efeitos alelopáticos no desenvolvimento de espécies herbáceas.

Existem pesquisas dizendo que esses tubérculos possuem substâncias que
são inibitórias para algumas plantas cultivadas (alelopatia), mas também há aqueles que afirmam que essas mesmas substâncias podem ser usadas para indução de raízes em estacas, ou seja, atuam como sinergistas do ácido indol acético (IAA), substituindo as auxinas sintéticas (fitohormônios).

São exemplos de auxinas sintéticas:
• Ácido indol butírico (IBA)
• Ácido naftaleno acético (NAA)

A grande questão se dá porque descobriram que há presença de ácido indol acético (IAA) nos tubérculos da tiririca, criando a teoria de que o enraizamento de estacas poderia ser melhorado aplicando-se na base estacas (para reprodução vegetativa) uma solução (suco) feita a partir de tubérculos de tiririca, porém em concentrações não muito altas as quais poderiam se tornar tóxicas para as plantas.

São fatores que afetam o enraizamento de estacas:

  • Tratamento com reguladores vegetais – Também chamados de fitohormônios ou auxinas, que trazem como benefícios:
    • Estimulama a iniciação radicial
    • Promovem o aumento da porcentagem de estacas enraizadas, acelera o tempo de formação das raízes
    • Diminuem a permanência das estacas no leito de enraizamento.
  • Fatores genéticos da planta – Tais como o conteúdo de água e o teor de reservas de nutrientes.
  • Fatores externos – Substrato, umidade, temperatura.
  • Épocas de coleta das estacas – A melhor época do ano pra se coletar estacas varia de espécie para espécie.

Existem muitos trabalhos científicos falando sobre o efeito alelopático da tiririca, já sobre o efeito enraizador do extrato de seus tubérculos é um assunto que se mostra controverso, porque pesquisadores trabalharam com espécies vegetais diferentes e com metodologias diferentes e apenas na menor parte deles o extrato de tubérculos de tiririca mostrou o que chamamos de eficácia agronômica.

Qual sua opinião? O suco de tiririca funciona? Têm alguma experiência prática? Faça comentários, classifique com as estrelinhas, dê sugestões.

52 comentários para Suco de tiririca (Cyperus) pra enraizar

  • valter santos

    R: A CASIMIRO KUYPERS Dica para fazer mudas de bougavillea: corte as estacas com 30 cm. de comprimento,15 a 20 mm. de diâmetro. (cortar estes ramos para as estacas com 48 horas de antecedência e deixa-los à sombra). prepara o suco de tiririca,(trezentos gramas de tubérculos mais aa folhas para um litro d’agua) bata no liquidificador.em seguida corte as estacas e ponha 15 cm. submerso no suco por 24 hs. Usar terra adubada argilosa vermelha com 1/4 de areia de obra.plantar em sacos plásticos pretos com 15 de diâmetro por 20 cm. de altura. manter aterra sempre úmida e a meia sombra. POR CHUMAÇO DE ALGODÃO UMEDECIDOS NAS PONTAS DAS ESTACAS E MANTE-LOS. (tipo uma bolinha) Detalhe importante: FAZER O PLANTIO DAS ESTACAS NO INICIO DA FASE: LUA NOVA. é TIRO E QUEDA!

  • Nancy

    Tenho 3 pés de amora no quintal que alguém cortou deixando com uns 20cm de altura. Só que a amora é muito resistente e brota novamente com muita facilidade. Elas já estão adultas e produzem só que bem pouco e com frutos pequenos. Então dei uma boa podada nelas e aproveitei as estacas para fazer pré bonsai com a calda de tiririca, e com 3 dias elas já apareceram brotos e com 6 já tem até frutos. Hoje fiz com a acerola que podei, quero ver se funcionará também, já que tenho um pré bonsai que fiz de acerola, mas não evoluiu muito. Então farei a comparação. Depois digo como ficou.

Responder

 

 

 

Você pode usar estes tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>